top of page
Posts Em Destaque

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS E PROMOÇÕES

O LUGAR DOS IMPULSE RESPONSES É NA COZINHA, DIGO... NO REVERB DE CONVOLUÇÃO!


As Respostas de Impulso (Impulse Responses ou IR) são a grande sensação do mundo da guitarra, que nos últimos anos vem utilizando este recurso há muito tempo utilizado pelos Reverbs de Convolução, como o Convology XT da Wave Arts, o plugin de graça desta semana.


A convolução é um processo matemático onde duas funções, multiplicadas uma pela outra, geram uma terceira função, e tal operação tem utilidade em diversos campos da ciência, dentre eles o processamento de sinais, acústica, estatística, processamento de imagens, probabilidade e outros. Em nossa aplicação prática, a convolução nos permite adicionar a um sinal a característica de outro sinal, permitindo-nos recriar a acústica de salas em impressionante detalhe ou o timbre de uma cadeia de sinal composta por pedais de guitarra + amplificador + microfone, recurso que tem se tornado muito popular nos atuais sistema de multi-efeitos usado por guitarristas, como os cobiçados sistemas da Fractal Design, a linha Profiler da Kemper e os Line 6 HX e Helix, por exemplo.


As Respostas de Impulso (IR) de uma sala, por exemplo, são obtidas excitando a sala com a explosão de uma balão ou pequeno explosivo, através de uma pistola especialmente desenhada para tal (pistola de partida, também usada em competições de atletismo, para sinalizar a largada das provas). Tais sons impulsivos das explosões têm a capacidade de gerar em pulso de curtíssima duração quase a totalidade das frequências que ouvimos e tal som, ao ser capturado por microfones, nos permitirão obter um arquivo de áudio (IR) contendo a resposta da sala àquele impulso, daí o nome resposta de impulso. Com a ajuda de um processador de convolução, podemos injetar o sinal da voz "dry" de um cantor (sem ambiência), por exemplo, ao processador que hospeda uma resposta de impulso de uma sala de concertos, e o resultado será a voz misturada à ambiência da sala de concertos, como se o cantor tivesse gravado sua voz na tal sala. O mesmo conceito se aplica aos processadores de guitarra onde, IR's obtidas através da injeção de um impulso a uma cadeia composta por pedais de guitarra + amplificador(es) de guitarra + gabinete de alto-falantes + microfone, serão utilizadas em softwares ou hardwares processadores de convolução, permitindo ao guitarrista obter o mesmo som (através deste software ou hardware) de uma caríssima cadeia de equipamentos de guitarra do seu artista favorito, por exemplo. Isto também permite ao usuário que ele mesmo confeccione as sua próprias IR's, armazenando em pequenos arquivos de áudio, a sonoridade de salas, equipamentos analógicos (ou digitais) e cadeias de sinal caríssimas, tornando-as disponíveis na realidade virtual, desde que ele siga à risca os requisitos técnicos para tal processo de gravação. Uma gravação com um microfone ou um sinal apenas, resultará numa IR mono, uma gravação com dois microfones (ou sinais) em estéreo, resultará numa IR estéreo, e uma gravação em formato imersivo (surround), resultará em uma IR imersiva (surround).


O Convology XT é uma reverb que oferece 70 IR's de processadores de reverb clássicos e funciona sem limitações aos seus usuários. O fabricante também oferece ao custo de US$ 175 uma livraria contendo mais de 2900 IR's de diversos tipos de processadores de efeito. Neste link há uma série de vídeos sobre as diversas IR's disponíveis para aquisição. Para baixar a versão XT, de graça, é necessário fazer uma compra de US$ 0 no site do fabricante, dar o seu nome e alguns dados de contato para receber a licença permanente do reverb. Para baixar o plugin, clique neste link.


Curtiu esta boa notícia? Então compartilhe e se inscreva em nosso blog para ser avisado de futuras novidades! Também inscreva-se em nosso canal no YouTube para vídeos, tutoriais, reviews e notícias: YouTube.com/EnginearAudio. Nos vemos na próxima semana!


De Jerusalém,


Tairo Arrabal

(Enginear Audio Solutions)

1 comentario


Allan Carvalho
Allan Carvalho
05 ago

Olá, dentre os materiais sobre a tecnologia encontrados na internet, este foi um dos que me mais me trouxe ideias para dar continuidade a um TCC sobre o tema. Você teria algumas outras fontes acadêmicas que podem ajudar na pesquisa sobre impulse response em sinais de áudio?

Me gusta
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page