KLANGHELM DC1A: COMPRESSOR COM ATITUDE E A PODEROSA FUNÇÃO 'MIX'.
Este versátil compressor é um bom motivo para falarmos de Sidechain HPF e Compressão Paralela. Baixe já a sua cópia!
Umas das observações que mais ouço acerca das minhas mixes é: "- Como você consegue obter essa 'pressão' na mix, em especial na bateria?" A estranheza vem geralmente a partir de técnicos de som 'ao vivo', que não estão acostumados a perseguirem uma reduzida dinâmica nas suas mixes, coisa típica do mundo do broadcast e da consequente nova realidade do mundo pós-pandemia onde os níveis-alvo de Loudness requerem uma mix comprimida e sem muitas variações dinâmicas como no meu caso recorrente: Rock n' Roll, com guitarras, baixo e bateria bem evidentes e a voz "na cara'. A minha resposta passa por itens como: Cuidado com a sonoridade dos instrumentos na fonte, arranjos bem criados e executados fielmente pelos músicos, compressão de bus e limiters de masterização.
Quanto à compressão de bus, é um processo onde agrupamos vários canais (instrumentos) em um subgrupo ou saída auxiliar da mesa de som e aplicamos um compressor que irá comprimir tais canais, como se fossem um instrumento só e então este sinal retorna à mix. O objetivo aqui é aplicar a mesma dinâmica a microfones ou sinais individuais que buscam alcançar uma certa coesão entre si, tendo como seu caso mais clássico a bateria, um instrumento tocado por uma pessoa, mas captado por diversos microfones. O compressor escalado para tal missão tem que permitir que sinais de diferentes conteúdo espectral (frequências) sejam tratados de forma similar e isso é desafiador. O bumbo por exemplo, por ser rico em baixas frequências para ser percebido com uma amplitude similar à caixa da bateria, deve apresentar uma grande amplitude se comparado a esta, pois nossos ouvidos são um tanto insensíveis às baixas frequências do bumbo. Ao agrupar os canais do bumbo e da caixa em um mesmo subgrupo e aplicar um só bus compressor a eles, a amplitude do bumbo será muito significativa e acionará o compressor muito facilmente e acabará comandando o processor de compressão afetando a sonoridade dos outros microfones da bateria. No caso do DC1A, a sua função 'DEEP' aciona um filtro passa-altas eliminando grande parte das baixas frequências no circuito de detecção do compressor (sidechain), diminuindo assim a influência do bumbo na compressão da bateria, permitindo que a caixa, que é a voz da bateria, possa conduzir a compressão deste conjunto, trazendo uma sonoridade mais uniforme e típica do rock n' roll. Ao aumentar o nível de 'INPUT' aumenta-se o nível do programa que vai de encontro ao threshold fixo, resultando em mais compressão. Os números finais do programa serão dados pelo controle "OUTPUT" que aqui tem função de make-up gain.
A função 'RELAXED' altera a detecção da compressão do modo PEAK (sensível aos valores de pico do sinal, ideal para sinais transientes como tambores, violões e percussão) para o modo RMS (mais sensível ao valor RMS, valor eficaz ou a raiz média quadrática, obtido através de um processo de média, mais indicado para sinais de longa duração como voz, teclados, baixo e outros). A função 'MIX' permite realizar compressão paralela, sem o uso de um caminho de áudio (bus) adicional, como requerido no tradicional truque "New York style bus compression", muito comum entre os engenheiros de som da Big Apple nas décadas de 80 e 90, truque este, que consistia em criar uma cópia do sinal em questão e fazê-la passar por um compressão (geralmente) pesada, seguida por uma equalização que poderia realçar graves e/ou agudos deste sinal comprimido, que era trazido de volta à mix para ser adicionado a gosto juntamente ao sinal original. O resultado era uma mistura mais agressiva, com mais 'punch' ou 'pressão', se preferir. Em uma situação tradicional, você precisaria de mais um ou dois canais (dependendo se o sinal em questão fosse mono ou stereo) da mesa de som para dispor na mix deste sinal comprimido, paralelo, em relação àquele original. Daí o nome: "Compressão Paralela". Com o controle de MIX, você simplesmente pode dosar o quanto de sinal comprimido você quer adicionar ao sinal original, dispensando o uso de um ou mais canais adicionais para ter a "New York style bus compression", muito desejada no Pop/Rock em praticamente tudo: Bateria, guitarras, baixo e vozes. Cuidado: Este efeito pode ser viciante (risos).
Ainda por cima, o DC1A ainda oferece compressão negativa, na função 'NEGATIVE' (amplificação do sinal quando este vai acima do valor do threshold, muito útil em outro truque: A adição de sub-harmônicos artificiais em um canal de bumbo - mas isso é assunto para outro post) e modo 'DUAL MONO', onde os dois sinais do sidechain (Left e Right) são desconectados. Cuidado ao usar esta função, pois em sinais stereo, ela pode causar variação na imagem stereo destes sinais ao se ter mais compressão em um canal do que no outro.
O Klanghelm DC1A roda em Windows ou Mac e pode ser baixado gratuitamente através deste link.
Curtiu esta dica? Então compartilhe e se inscreva em nosso blog para ser avisado de futuras novidades! Também inscreva-se em nosso canal no YouTube para vídeos, tutoriais, reviews e notícias: YouTube.com/EnginearAudio. Nos vemos na próxima semana!
De Jerusalém,
Tairo Arrabal
(Enginear Audio Solutions)
Comments