ADICIONE HARMÔNICOS A INPUTS OU À MIX COM O SOFTUBE SATURATION KNOB.
Indispensável para um som de baixo mais gordo, mais harmônicos na voz, aquela "pegada" extra na bateria ou até mesmo na mix inteira, é até difícil acreditar que o Saturation Knob é gratuito.
Aqueles que já foram alunos do módulo Fundamentos do Curso de áudio da Enginear Audio Solutions, já ouviram falar em Loudness Wars: Uma mera observação ao longo das últimas 4 décadas da produção musical onde observa-se uma estúpida e crescente espiral nos valores de Loudness de álbuns comerciais, onde cada artista queria sua música mais alta que a música do "fulano". Embora a modernização dos meios (mídias) de gravação e armazenamento de áudio tenha oferecido melhor relação sinal/ruído e maior faixa dinâmica musical, a indústria do pop/rock foi no caminho contrário e cada novo lançamento ao longo das décadas de 80, 90 e 2000 parecia apresentar um range dinâmico cada vez menor, que significa uma menor diferença entre as partes mais baixas e as partes mais altas das músicas de um álbum. Isso é obtido principalmente através da aplicação de processamento dinâmico (compressão e limiting) e um dos subprodutos deste processo é a distorção.
A saturação é um dos tipos de distorção, fenômeno observado, por exemplo, quando um sinal é amplificado além das capacidades do componente ou circuito que o tenta amplificar e dessa maneira a forma de onda do sinal em questão é modificada, sofre uma distorção em relação ao material original. Um dos sintomas deste processo é o surgimento de harmônicos, submúltiplos do sinal original gerados segundo a natureza do componente ou circuito que distorce o sinal. É por esse motivo que as famosas válvulas ainda têm lugar no mundo do áudio, pois quando estas são sobrecarregadas e distorcem, geralmente adicionam harmônicos pares e de baixa ordem (segundo, quarto, sexto..) ao sinal original. Adicionar um segundo harmônico a um sinal significa acrescentar uma cópia deste sinal uma oitava acima em termos de notação/arranjo musical. O intervalo de uma oitava é um dos mais simples na música, sendo a distância entre um dó (ou outra qualquer nota) e outro dó, relembrando um dueto entre homem e mulher ou o intervalo que pode ser observado entre as duas primeiras notas vocais da clássica canção "Somewhere Over the Rainbow" do filme "O Mágico de Oz". Imagine adicionar uma pequena pitada deste intervalo musical em tudo o que é distorcido por uma válvula? Para muitos estilos soa interessante e aprazível. Podemos observar os efeitos de um plugin de saturação muito facilmente com a ajuda de um analisador de espectro em qualquer DAW. No exemplo, abaixo na Fig.2, um sinal senoidal de 100Hz (mostrado na cor rosa) é gerado por um gerador de sinal e podemos ver o seu resultante espectro livre de relevantes harmônicos daquele sinal no analisador de espectro. Observe o nível de saída antes da saturação ser adicionada (em amarelo):
Fig. 2: Senóide de 100Hz, sem saturação aplicada não apresenta harmônicos relevantes no analisador de espectro.
Quando adicionamos uma mínima quantidade de saturação (em amarelo, na Fig.3) ao sinal original, vemos os harmônicos surgindo no espectro (em vermelho, na Fig.3) e um consequente aumento do sinal de saída, ou seja: A saturação acrescenta harmônicos (em vermelho, na Fig.3) e eleva o nível do sinal de saída (em verde) fazendo daquela mistura, mais inteligível, perceptível ou até mesmo mais agressiva em uma mixagem conturbada. Perceba que os harmônicos, destacados em vermelho possuem valores múltiplos do sinal fundamental (100Hz). O primeiro harmônico, é a própria frequência fundamental (neste caso, 100Hz) e o segundo harmônico está destacado em azul: 200Hz. Desta forma, a saturação é uma grande arma para fazer com que baixos, vozes, e tambores "cortem" uma mix recheada de guitarras e sintetizadores distorcidos. É a simples receita de se utilizar o mesmo recurso que se tornou indispensável nas guitarras: A distorção e consequente enriquecimento harmônico.
Fig.3: A adição de saturação (em amarelo), gera harmônicos (em vermelho) do sinal original (em rosa) e elevou o valor de saída do processo (em verde).
Talvez tenha sido por esse motivo, que a sonoridade do Blues e, consequentemente, do Rock n' Roll tenham surgido, fruto da necessidade por maiores volumes no palco que encontrou a limitação de potência dos circuitos da época: O fruto desta mistura foi a distorção, algo que definiu a sonoridade da música pop/rock por todas as gerações seguintes. E já que não nos saciamos dela jamais, gostaria de compartilhar com cada um de vocês um excelente plugin que te permitirá adicionar saturação e harmônicos que são muito bem-vindos em baixos, guitarras, tambores, vocais e até mesmo em mixes inteiras: O Softube Saturation Knob.
O Saturation Knob pode ser baixado gratuitamente neste link, sendo necessário criar uma conta no site da Softube e realizar a compra (gratuita) do plugin no site do fabricante. O Saturation Knob possui 3 modos de saturação, o "Keep Low", com ênfase na saturação das baixas frequências, o "Keep High" com ênfase nas altas frequências e o "Neutral", que parece afetar todo o espectro de maneira igual. Segundo o lendário ganhador do Grammy Michael Brauer: " -Minha resposta quando eles me disseram que o Saturation Knob é um plug-in gratuito foi - você está louco? Sério? É muito bom para ser gratuito! Eu o uso para fazer guitarras mais encorpadas e agressivas, caixas de bateria naturalmente mais brilhantes, bumbos mais vigorosos, vocais mais quentes.. Basicamente, é bom em quase tudo. O Saturation Knob deve ser renomeado como ajustador de atitude! Se um plugin pode ser viciante, o Saturation Knob é isso!"
Curtiu este post? Então compartilhe e se inscreva em nosso blog para ser avisado de futuras novidades! Siga-nos no Instagram, @enginearaudio e também inscreva-se em nosso canal no YouTube para vídeos, tutoriais, reviews e notícias: YouTube.com/EnginearAudio. Nos vemos na próxima semana!
De Jerusalém,
Tairo Arrabal
(Enginear Audio Solutions)
Comments