top of page
Posts Em Destaque

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS E PROMOÇÕES

QUAL O NÍVEL-ALVO LOUDNESS QUE UMA MIX DEVE TER PARA STREAMING?


A fabricante alemã RTW agregou em uma página, informações de níveis-alvo Loudness de diversas plataformas de transmissão para consulta.


Baseada em Colônia, Alemanha, a RTW fabrica alguns dos mais cobiçados hardwares de monitoração de níveis Loudness de áudio na atualidade, além de ser uma das empresas colaboradoras na elaboração das atuais normas de Loudness na Europa.


Recentemente, a marca publicou um artigo em seu blog onde estão reunidos ali, informações de níveis-alvo de Loudness de diversas plataformas e recomendações normativas do mundo inteiro. O artigo é de extrema utilidade até mesmo para engenheiros experientes e pode ser encontrado neste link: https://www.rtw.com/en/blog/worldwide-loudness-delivery-standards.html

Para muitos, porém, o tema ainda é obscuro e por isso, devemos tentar entender melhor este padrão atual de medição de níveis de sinal de áudio em programas de música ou produções audiovisuais, que é o padrão Loudness.


Há mais de 10 anos, o tema do Loudness começou a permear câmaras legislativas e congressos de tecnologia de áudio em todo o mundo. Parlamentares e entidades reguladoras, perceberam a necessidade de definir diretrizes acerca dos níveis de reprodução de áudio na televisão e outras plataformas de mídia audiovisual, pondo um fim nos irritantes desníveis de áudio entre programação e intervalos comerciais ultra-altos, tática utilizada por agências publicitárias para chamar a atenção dos telespectadores para suas peças publicitárias.


Com a decadência do mercado de música baseado em mídias físicas como o CD, a música e as produções audiovisuais de todo o mundo passaram a ser distribuídas, em sua maioria, em plataformas de streaming como iTunes Store (atualmente chamado de Apple Music), YouTube, Netflix e outros. A produção de conteúdo audiovisual para veiculação através de plataformas digitais como estas (chamada de streaming) requer o conhecimento prévio das diretrizes de áudio que cada plataforma adota. Produzir um conteúdo de áudio seguindo as diretrizes de níveis de Loudness que cada plataforma requer significa que a plataforma reproduzirá o teu conteúdo de áudio em seu caráter original. A maioria destas plataformas ao reproduzir diferentes conteúdos de programação disponíveis em seu catálogo, realiza um processo de análise prévia (dos níveis Loudness de áudio) e posterior ajuste dos níveis de reprodução (Loudness) do áudio de cada uma destas produções de forma a oferecer ao usuário uma certa constância no volume reproduzido entre diferentes programas, filmes ou músicas e até mesma uma eventual combinação entre estes tipos de conteúdo. Recentemente, a Enginear Audio, participou de uma explicativa live realizada pela prestigiada escola de áudio brasileira, IATEC, discorrendo sobre o tema "Transmissão de Áudio para Igrejas", disponível aqui neste link da escola. Em um trecho da live, Tairo Arrabal, apresenta uma aula sobre os conceitos básicos do tema Loudness. Este trecho está disponível no canal do YouTube da Enginear Audio. Para assistir a este trecho clique aqui: https://youtu.be/-mQulnVZD4Y


O vídeo "O que é Loudness?" está disponível no canal do YouTube da Enginear Audio. O vídeo é um trecho de uma live sobre o tema de "Transmissão de Áudio" realizada para o IATEC.

Aos desejosos de um entendimento ainda mais aprofundado no tema, recomendo este excelente artigo de 2011 da revista britânica Sound on Sound (https://www.soundonsound.com/sound-advice/dynamic-range-loudness-war) sobre Loudness, Range Dinâmico e a chamada 'Loudness War', fenômeno observado nas últimas décadas, durante a busca por criar faixas de música cada vez mais altas (em nível de reprodução), estética que contribuiu para uma certa deterioração da qualidade de áudio de recentes produções de artistas consagrados mundialmente. O artigo aborda o caso em torno do álbum Death Magnetic, do Metallica, que foi o epicentro desta polêmica que surgiu quando os fãs da banda ouviram faixas deste álbum inseridas no jogo de videogame "Guitar Hero" e perceberam que na plataforma do PlayStation, as músicas soavam muito melhor do que no mesmo CD da banda.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page