top of page
Posts Em Destaque

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS E PROMOÇÕES

ALINHAMENTO: ESTE PLUGIN PROMETE FAZER (QUASE) TUDO POR VOCÊ.


A israelense Waves reinventa a roda, mais uma vez.


Há alguns meses atrás eu comentava com certo espanto, a um amigo, como os treinamentos em alinhamento e otimização de sistemas de sonorização proliferaram nos últimos anos mundo afora. Parecia que, finalmente, uma certa parte dos técnicos havia se interessado por algum assunto complexo e que requer um entendimento profundo acerca da teoria fundamental do áudio, o que é muito positivo e isto, gradualmente, passou a gerar melhores resultados em nossos sistemas de PA. Um dos grande fatores que parece ter atraído muitos a esta busca pelo conhecimento é o fato de que para se utilizar ferramentas como o (software de função de transferência ou FFT) Smaart, que é um dos softwares mais populares de análise FFT, é preciso um computador (ou tablet ou smartphone), uma interface de áudio e um microfone omnidirecional de medição. Logo, logo, se tornou moda, na mochila de todo técnico de som este kit, bem como se tornou sinal de status e de que o técnico havia ido à luta, para estudar e aprimorar seus conhecimentos. Na anteriormente mencionada conversa com o amigo, eu ressaltei um fato: Este tipo de análise FFT é um procedimento que não requer muita arte por parte do técnico que a executa, é 99% ciência e, no mundo do áudio, onde não a arte não é quesito indispensável, um robô provavelmente vai assumir tal função. Este dia para a análise FFT talvez tenha chegado hoje.


Os surpreendentes israelenses da Waves o fizeram e de forma tão intuitiva que um vídeo deles de 7 minutos, no Youtube, dá conta de explicar o processo.


Vídeo de apresentação do plugin Tract da Waves.

Podendo ser utilizado em qualquer console de mixagem através do Waves MultiRack, nativamente nas consoles Waves eMotion LV1 ou em qualquer DAW como um plugin normal, o Tract pode trabalhar em conjunto com o Smaart v8 ou DI v2 (Rational Acoustics) recebendo a análise FFT do Smaart e a partir dela, criar filtros FIR (Resposta de Impulso Finita) de Equalização para corrigir a resposta de frequência e fase de caixas acústicas ao preço de uma pequena latência no sinal. O Tract promete fazê-lo sem causar muitos efeitos colaterais indesejados. Tais filtros FIR são criados de forma a atingir uma das curvas-alvo de resposta de frequência padrão do Tract, mas ele também permite ao usuário criar suas próprias curvas de resposta de frequência e armazená-las, possibilitando uma curva-alvo de resposta de frequência ser alcançada noite após noite, mesmo em ambientes ou estúdios diferentes. Se este filtro de equalização FIR não for suficiente, o usuário ainda tem à disposição outras 8 bandas de filtros IIR (Resposta de Impulso Infinita) de EQ, podendo ser HPF, LPF, Bell, Low ou High Shelving, Butterworth, Linkwitz-Riley, Flat-Top, Tilt EQ (com frequência pivotante ajustável) e All-Pass para alcançar um resultado de acordo com sua necessidade. Somente este arsenal de filtros já justificaria o investimento no plugin, pois tais recursos são exclusivos de sistemas caros de otimização. Outro paradigma quebrado pelo Tract é o acesso a filtros FIR, tão desejados pelos técnicos, mas restritos a sistemas caros. No vídeo acima mencionado, três aplicações para o Tract são abordadas: A correção da resposta de fase e frequência de sistemas de PA ou playback em estúdios de gravação, o alinhamento entre PA e front-fills (ou linhas de delay) e o alinhamento entre Tops e Subs em um PA ou estúdio, tudo isso de forma simples e intuitiva. Obviamente o software não anula a necessidade da plena compreensão do processo de alinhamento pelo técnico, mas promete facilitá-lo e muito, principalmente em situações onde o técnico não tem acesso ao processador do sistema de som, podendo agora, ajustar fase e resposta de frequência com instâncias do plugin insertadas nos matrixes da console de mixagem, por exemplo.


Parece ser um daqueles momentos divisores de águas, onde vemos que o quesito arte pode acabar renegado apenas ao campo do projeto de sistemas, onde a sabedoria humana, somada à experiência profissional, ainda se fazem indispensáveis na maioria dos casos. Enquanto isso, no campo da otimização de sistemas, o Tract promete ser a salvação de alguns e o desespero de outros! www.waves.com




h

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page