top of page
Posts Em Destaque

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS E PROMOÇÕES

TURMAS DO MÓDULO FUNDAMENTOS IMERSAS EM ÁUDIO

Aula de consoles de mixagem: Analógica e Digital. (Foto: Dennys Hiluy)

Músicos, produtores culturais, donos de locadoras, técnicos de som novatos e experientes, pastores, cantores e curiosos (também) compõem a paleta de talentos presentes em uma típica aula do Curso de Áudio Profissional - Módulo Fundamentos - da Enginear Audio Solutions. O aparente desnível de conhecimento entre uma platéia tão heterogênea é aplainado logo na primeira aula, onde os fundamentos teóricos do som, tais como frequência, comprimento de onda, período, amplitude, fase (com direito a exercício prático de nodos e anti-nodos de ressonância modal em salas) e decibel, trazem todos ao mesmo patamar: Uma jornada de volta aos princípios físicos antes visitados em aulas dos ensinos fundamental e médio, mas que não faziam sentido à época, agora ganham sentido prático e servem de base para uma melhor compreensão dos componentes de um sistema de sonorização que serão apresentados nas aulas subsequentes.

Assim são as aulas do Módulo Fundamentos, onde os assuntos servirão de base para os subsequentes módulos avançados, que dependerão do conhecimento prévio da teoria do áudio e uma prévia compreensão do funcionamento e aplicações de microfones, consoles de mixagem, equalizadores, processadores de dinâmica (compressores, limiters, noise gates, de-essers, expanders), crossovers, processadores de alto-falantes, amplificadores, alto-falantes, caixas acústicas e um pouco de prática de setup e passagem de som. Tais assuntos permitem aos alunos, ao término do curso, enfrentar os sistemas de som que quotidianamente encontram de forma mais confiante e sem rodeios, e muitas das vezes, abordando o sistema de som de uma forma até então inédita: Através da perspectiva do técnico-operador.


Alunos em Aula Prática

Alunos pilotando uma console de mixagem digital de grande porte. Para alguns, é o primeiro contato desse tipo. (Foto: Tairo Arrabal)


Entender o desafio que o "técnico-operador-aprendiz" tem pela frente, em termos de conhecimento técnico necessário, uma sensível percepção artística e um repertório variado de recursos técnicos é uma constatação que se desenvolve ao longo do curso. Agora, a mítica figura do técnico-vilão, fica cada vez mais distante no imaginário dos estudantes enquanto o respeito aos profissionais do áudio e a percepção de que há uma, ainda longa, jornada à frente vão sendo tecidos em meio às aulas práticas e teóricas do curso. O motivo das infames "microfonias", o porquê de se usar uma direct box, balanceamento de cabos, ground loops, padrões polares de microfones, potência AES, line arrays.. enfim, uma enxurrada de informação atinge a cabeça dos alunos, fazendo-se necessário um coffee break, para repor grande parte da glicose queimada pelos ávidos cérebros dos estudantes. Em torno da mesa, em posse de um calórico lanche, histórias hilárias surgem, assim como confissões acerca dos últimos mitos de áudio que cada um acabou de demolir em suas mentes graças à aula do dia. É um momento de descontração e de networking também, onde novos relacionamentos profissionais são traçados, parcerias estabelecidas e até o instrutor do curso, Tairo Arrabal, aprende bastante com a experiência dos alunos:


"-Sou o maior beneficiado neste curso, afinal, ao longo desses 7 anos aplicando este treinamento, ganhei muitos novos amigos, aprendi com as experiências de muitos alunos e aprendi a lecionar através do prisma do entendimento do aluno leigo. Minhas aulas precisam ser ministradas de forma que o perito e o leigo possam entender enquanto mantêm uma linguagem entre si compreensível a ambos."


Graduação dos Alunos

Certificado na mão, hora de fazer pose para a, já tradicional, foto da turma. (Foto: Tairo Arrabal)

As turmas em formato extensivo (duas aulas semanais) ocorrem ao longo do calendário anual, em janeiro, uma turma intensiva é organizada, de forma a permitir que alunos de cidades distantes e até mesmo de outros estados, venham a Manaus para participar dos treinamentos. Em Janeiro de 2018, serão duas turmas em formato intensivo: Uma do Módulo Fundamentos, iniciando dia 02 de Janeiro e uma turma do Módulo Avançado - Produção Musical - que será ministrado em parceria com André Andreo, certificador do Steinberg Cubase no Brasil, iniciando no dia 09 de Janeiro.


Mais informações sobre cursos da Enginear Audio em: https://www.enginear.com.br/cursos



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page