top of page
Posts Em Destaque

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOTÍCIAS E PROMOÇÕES

ENGINEAR AUDIO PARTICIPA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ACÚSTICA


ProAcústica promoveu Curso sobre interpretação da norma NBR 15575:2013.

No último dia 01/09, a ProAcústica, Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, promoveu mais uma turma do Curso de Desempenho Acústica de Edifícios Residenciais, na Vila Olímpia em São Paulo/SP. O curso, voltado para técnicos em construção civil, engenheiros civis, arquitetos e afins, analisou os parâmetros mínimos de isolamento acústico entre unidades familiares adjacentes, em construções novas (a partir de 2013) estabelecidos pela NBR 15575:2013. Tal norma estabelece valores mínimos de isolamento entre o piso de um apartamento e o teto de outro apartamento no andar inferior, por exemplo, diminuindo a perturbação causada a alguns moradores de apartamentos, que tradicionalmente reclamavam de vizinhos com maus hábitos (leia-se ruídos de móveis sendo arrastados, barulho de salto-alto, ruídos de passos e afins) que perturbavam a paz do reclamante com tantos ruídos.


Tal exigência se aplica a novos apartamentos no Brasil (com projeto aprovado após 2013), principalmente os que dependem de financiamento por bancos governamentais como a Caixa Econômica Federal, que exige que as novas unidades habitacionais atendam aos critérios da norma, que estabelece três níveis de isolamento a ser alcançado pelos apartamentos: Mínimo, Intermediário e Superior, permitindo que o comprador possa selecionar o nível de desempenho acústico que deseja obter em seu novo apartamento, e devendo assim, pagar um valor mais elevado caso queira uma unidade habitacional com superior isolamento acústico, que resultará num maior conforto e privacidade na vida cotidiana.

Equipamentos de medição acústica foram apresentados durante o curso.

Outro aspecto abordado durante o curso, foi esclarecer os processos de medição e aferição dos níveis acústicos em uma unidade habitacional, de forma a garantir que ela obteve a performance acústica desejada, critérios estabelecidos por normas internacionais como a ISO 16283 e ISO 15712, que especificam instrumentos de medição, forma e metodologia de medição, bem como práticas adequadas para o trabalho em campo. Os alunos puderam interagir com os instrutores, o Arquiteto e Mestre Msc. Marcos Holtz e o Engenheiro Juan Frias, espanhol residente no Brasil há alguns anos. Ambos são também membros da comissão que estabelece e propõe mudanças à esta NBR 15575:2013, portanto lecionaram com propriedade ao passo que discutiam com os participantes, soluções práticas para os problemas cotidianos ao implementar esta norma no canteiro de obras.


A implementação desta norma é um marco na construção civil no país, pois coloca o Brasil em um patamar de seletos países no mundo que determinam exigências mínimas de desempenho acústico nas suas edificações. Tal prática é praxe em nações desenvolvidas mundo afora, em especial na Europa, onde há décadas, se constrói de forma inteligente, com materiais resistentes às quatro estações do ano, intempéries severas e grandes variações de temperatura, oferecendo isolamento térmico e acústico a partir de materiais simples e de baixo custo. Tal façanha permite que os sistemas de calefação e refrigeração destas casas funcionem de forma muito eficiente, pois o calor/frio do exterior não penetra significativamente na casa, em comparação às nossas tradicionais construções de alvenaria (quando não possuírem isolamento termo-acústico), além de oferecerem um ganho significativo na qualidade de vida dos seus habitantes, pois o isolamento acústico oferecerá um maior conforto, bem como maior privacidade e menos incômodos e conflitos com a vizinhança. Outro ponto que deve ser mencionado é a melhor eficiência energética que tais habitações oferecem, reduzindo o custo de vida e otimizando as, por vezes, escassas fontes de energia e recursos naturais destas nações: Um modelo a ser seguido por nós, brasileiros.

A ProAcústica é uma associação de profissionais de acústica que promove a capacitação da indústria da construção civil com campanhas de conscientização pública acerca dos ruídos urbanos, treinamentos, consultas públicas e diversas outras ações com objetivo de promover melhorias na qualidade acústica dos centros urbanos. Para maiores informações, acesse: www.proacustica.org.br.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page